O pequeno quadriciclo 100% elétrico renova-se para 2025, com uma identidade melhorada face ao original, além de poder também receber novos equipamentos de personalização para manter a sua carreira bem-sucedida. Já o Ami Buggy Vision concept imagina aquilo que poderá vir a ser uma variante de aspeto mais aventureiro.
Ao celebrar o quarto aniversário do Ami, a Citroën revelou no Salão Automóvel de Paris (Mondial de l’Auto Paris 2024) a atualização para este quadriciclo 100% elétrico que ajudou a remodelar o conceito de mobilidade urbana acessível para diversos clientes.
Com mais de 65.000 clientes, o Ami demarcou-se por atributos como a frente e a traseira praticamente simétricas, mas também por acomodar dois passageiros e dispor de uma autonomia de até 75 km, podendo ser conduzido por maiores de 16 anos com carta da categoria “AM” (com efeito, o Ami integra a categoria de Quadriciclos Ligeiros tipo “L6e”).
Agora, em Paris, a marca francesa revela duas novidades com base na ideia do que é o Ami – a versão de 2025 e um concept denominado Ami Buggy Vision que antecipa uma potencial versão mais aventureira deste pequeno veículo sem emissões.
Quanto ao modelo de 2025, adota uma frente nova, graças a painéis frontal e traseiro modernizados para uma aparência mais personalizada. Os faróis, rodeados por um rebordo preto, são elevados até a base do para-brisas para um aspeto mais expressivo. Estes dois faróis estão ligados por uma nova cápsula gravada no molde sob a forma de um largo sorriso e no qual está presente o novo logótipo da marca. Em comparação com a geração anterior, a parte inferior do para-choques é menos arredondada e tem um estilo mais esculpido. Já as transições de superfície são mais acentuadas, com arestas mais vivas: à frente das rodas, por exemplo, formam cubos que fazem lembrar peças de LEGO.
A simetria entre a frente e a traseira continua a ser fundamental no conceito do Ami
Característica que não é abandonada, a simetria entre a frente e a traseira continua a ser fundamental no conceito do Ami, já que ajuda a manter os custos sob controlo. Esta simetria reflete-se nas portas e nos guarda-lamas, destacando-se nestes a referência ao ilustre 2CV, inspirando-se neste para apresentar as estrias moldadas no guarda-lamas dianteiro direito e no guarda-lamas traseiro esquerdo. A marca enfatiza que, apesar dos 77 anos de separação entre o Ami e o 2CV, há aqui uma relação de descendência, com ambos a visarem a simplicidade e a facilidade de utilização. Esta nova versão valida a nova pintura “Night Sépia” que surgiu em abril passado.
Buggy para todos?
Tendo por base a versão 2025 do Ami, a equipa de desenho da Citroën imaginou uma variante de total liberdade de imagem, com o resultado a ser o Ami Buggy Vision. Sem portas e com um tejadilho aberto, os designers inspiraram-se na temática do kitesurf, apelando a uma utilização longe do asfalto e em comunhão com a natureza.
Destaca-se pela cor de carroçaria “Midninght Blue”, em contraste com o tejadilho branco, estando esta cor também presente sob a forma de um rebordo a rodear a decoração preta do painel frontal. Esta secção reforça o sorriso e o carácter travesso da face do Ami, enquanto também destaca o logótipo da marca, igualmente em branco. Sendo a simetria um princípio fundamental do Ami, este design também se encontra na traseira.
O seu lado aventureiro é amplificado por pneus específicos, inspirados nos carros de corrida, pese embora as grandes diferenças de conceito. O espírito “outdoor” é ainda reforçado pelos protetores das cavas das rodas, pintados em preto para sugerir robustez e proteção, adornados por autocolantes brancos nos guarda-lamas, numa forma geométrica que combina o redondo com formas mais limpas para dar energia. Este motivo é diretamente inspirado nas cavas das rodas do concept Oli.
Noutra inspiração do 2CV, adota janelas basculantes de abertura para cima e faróis redondos amarelos
Noutra inspiração do 2CV, adota janelas basculantes de abertura para cima e faróis redondos amarelos, graças a um vidro especial utilizado para este concept. Mais curiosa é a barra de LED logo acima do para-brisas para melhorar a exploração noturna. Em termos de funcionalidade, a Citroën aplicou um gancho nas portas de acesso ao veículo, para que a cada uma se possa fixar uma prancha de kitesurf. Esse suporte é feito de chapa metálica dobrada com tensores que mantêm as pranchas no seu lugar e a inscrição “Citroën”. A equipa de designers também trabalhou num compartimento de bagagem especial para guardar a vela do kite e decorou uma prancha de kitesurf especificamente para este fim.
A bordo, os dois ocupantes sentam-se em bancos de conforto acrescido graças à adoção de novas almofadas de assento, replicando as dos bancos Citroën Advanced Comfort. Apresentam-se em vermelho alaranjado infravermelho, já presente nos bancos do concept Oli. Esta cor, que também é utilizada no painel de bordo, destaca-se particularmente bem face ao “Midninght Blue” do exterior. No painel de bordo, as palavras “Like No One” foram retrabalhadas num estilo aquático, marcando o carácter distintivo do Ami Buggy Vision.
Comments