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Alpine aponta à Porsche; regresso da Renault Sport?

A Alpine tem o seu “alvo” bem estabelecido: a Porsche. A marca francesa do Grupo Renault procura cimentar o seu posicionamento como uma marca desportiva de alto gabarito e tem como ambição rivalizar com a Porsche. Este cenário “abre a porta” ao regresso da Renault Sport, algo que Luca de Meo deixou no ar recentemente.



Criada em 1965 e “absorvida” pela Renault Sport em 1976, a Alpine tornou-se numa marca independente, novamente, em 2017, acabando por tomar o lugar da Renault Sport de forma gradual, naquela que foi uma inversão de papéis relativamente ao passado. Com a sua gama prestes a crescer até 2030 por via da “Garagem de Sonho”, que prevê sete modelos até ao final da década, a Alpine redefine ligeiramente o seu posicionamento e aponta, mais claramente, ao mercado da Porsche.

 

Esta não é uma alteração radical do estatuto da marca de Dieppe, já que o A110 é um dos maiores rivais dos 719 Boxster, sobretudo nas versões A110 R, que elevam a experiência desportiva. Porém, o foco da Alpine é mesmo produzir automóveis desportivos focados na experiência sensorial e nas capacidades desportivas.

 

O A290 já no mercado é disso um exemplo, mas o A390 – que será revelado em maio – promete ser mais uma etapa desse caminho de desportividade e de emoções, assente em pilares como a experiência de competição, leveza e nos atributos franceses de condução. Porém, em comparação com a Porsche, a Alpine está totalmente comprometida com a eletrificação, procurando afirmar-se como uma pioneira neste tipo de automóveis sem emissões.



Renault Sport pode regressar 

Porém, este posicionamento cimeiro da Alpine poderá fazer com que a Renualt Sport, que entretanto foi “posta no congelador”, possa regressar ao “ativo”, como adiantou Luca de Meo, administrador-delegado do Grupo Renualt, em declarações ao site Autocar.


 A Renault Sport regressar para automóveis especiais

 

Segundo o responsável máximo da companhia, a possibilidade de a Renault Sport regressar para automóveis especiais, como o Renault 5 3E Turbo, revelado no ano passado, cujo posicionamento pareceu confundir-se com o da Alpine.


 “Oficialmente, o logótipo da Renaultsport [SIC] foi posto no congelador e tudo o que fosse desportivo produzido por nõs seria um Alpine, mas isso não quer dizer que, por vezes, não possa ser ressuscitada. Perguntaram-me porque é que o novo 3E Turbo não é um Alpine e eu disse ‘desculpem, porque o 5 Turbo nunca foi um Alpine, foi um Renault e se queremos fazer algo autêntico, temos de respeitar a história, por isso vai ser um carro amarelo’. Claro que poderão personalizá-lo, mas é essa a questão – não o limito necessariamente à Alpine”, é citado Luca de Meo no meio de comunicação britânico.



O “carro amarelo” é uma alusão direta às cores da Renault Sport, que teve no passado diversos modelos sob a sigla R.S., como o Mégane ou o Clio, modelos que, neste momento, têm versões Esprit Alpine, as quais concedem alguma aura desportiva na marca do losango.

 

No entanto, não fica expresso se um eventual regresso da Renault Sport seria apenas aplicado a modelos únicos e especiais, ou a versões de gama mais desportivas de forma a “libertar” a Alpine da gama da Renault.

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