top of page

Alpine A390_β no salão de Paris

Na contagem decrescente para a edição-2024 do Mondial de l’Auto (Paris), de 14 a 20 de dezembro, certame que contará com número relevante de expositores, com o “regresso” de muitos fabricantes alemães aos pavilhões na Porta de Versalhes, a Alpine, fabricante do Grupo Renault, anuncia a estreia mundial do A390_β, estudo que antecipa desportivo elétrico com início de produção marcado para 2025



A Alpine, marca desportiva do Grupo Renault, prepara-se para a expansão (rápida) da “Dream Garage” de automóveis elétricos que “abre as portas” com o arranque da carreira comercial do A290 baseado no R5 E-TECH 100% Elétrico, prometendo a apresentação de “concept” novo, o A390_β, para o dia 11 de outubro. Com este estudo, que tem participação confirmada na edição de 2024 do Mondial de l’Auto, em Paris, de 14 a 20 de outubro, antecipa-se o “fastback” com início de produção na fábrica de Dieppe, França, programada para 2025.

 

O nome A390_β alinha-se com a terminologia habitual na Alpine, combinando um “A” e três números, com o “3” a remeter-nos para as dimensões deste automóvel e o “90” para características como a utilização no quotidiano ou a versatilidade que associamos, habitualmente, aos “crossovers” ou aos Sport Utility Vehicle (SUV).


O modelo de produção em série, mantendo-se a fórmula, chamar-se-á A390.

A Alpine, na competição, adotou o mesmo tipo de terminologia, competindo com o A545 na Fórmula 1 e o A424 no Mundial de Resistência (WEC). No salão de Paris, a marca também exibirá o Alpenglow Hy6 desenvolvida para o futuro das corridas de resistência e já equipada com motor de 6 cilindros novo alimentado a hidrogénio – no estudo original, encontrava-se mecânica de 4 cilindros.



Para o Mondial de l’Auto, o Grupo Renault anuncia cinco zonas de exposição, para Alpine, Dacia, Renault, Mobilize e Renault Pro+, e sete estreias mundiais, lote que integra dois “concepts”. Entre as certezas, as versões de produção em série do R4 E-TECH Elétrico, modelo que competirá no segmento B, como o R5 100% Elétrico, como a alternativa EV ao Captur, e do Bigster, SUV do segmento C para posicionar no topo da gama da Dacia, acima do Duster.


Entre as certezas, as versões de produção em série do R4 E-TECH Elétrico

 

O Grupo Renault, independentemente do abrandamento nas vendas de elétricos, pretende acelerar o processo de transformação de consórcio comprometido com a mudança de paradigma no automóvel e o desenvolvimento de tecnologias cada vez mais disruptivas, de forma a preparar-se para as exigências e as necessidades da indústria no futuro próximo. Por isso, na Mobilize, como novidades, soluções de carregamento doméstico e carregamento rápido que promovem a transição para a mobilidade elétrica.

0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page