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Alpine A290: o elétrico desportivo da nova era

Baseado no Renault 5 elétrico, o Alpine A290 assinala a entrada da marca francesa no mundo dos desportivos elétricos, prometendo-se prestações excitantes, muita agilidade e, sobretudo, emoções fortes. Anunciam-se dois níveis de potência: 180 cv e 220 cv.



Após muita expectativa, eis o A290, o primeiro automóvel da Alpine para a era elétrica, sendo um novo ponto de entrada na gama da marca francesa. Embora baseado no novo Renault 5 E-Tech, o A290 recebeu uma reformulação estética e técnica bastante profunda, graças ao potencial da plataforma desenvolvida pela Ampere (divisão do Grupo Renault para o negócio dos automóveis elétricos), para assim respeitar as credenciais tradicionais da Alpine.

 

Com efeito, a marca procurou diferenciar o seu modelo mais compacto através de desenho arrojado, técnica evoluída, várias possibilidades de condução e reforço da área de conectividade, para “apelar a uma nova gama de clientes, alguns orientados para o desempenho e outros mais focados no estilo”.


A Alpine trabalha no desenvolvimento de mais dois modelos que para a “Dream Garage” elétrica: GT C-Crossover e A110 novo

 

"O nosso Alpine A290 é o primeiro modelo de uma nova geração elétrica, inaugurando a nossa Dream Garage da melhor forma possível. Este desportivo urbano marca a apresentação da Alpine a um público mais vasto e ressuscita uma categoria esquecida, o hot hatch, tão apreciado pelo prazer de condução que proporciona," explica Philippe Krief, CEO da Alpine, em relação a este novo modelo, que coloca a Alpine no seio de um segmento em expansão.



Desenho musculado 

O A290 faz lembrar outro modelo icónico do grupo, neste caso, o 5 GT Turbo da Renault. A razão é simples: este Alpine é volumoso e, apesar de ter menos de quatro metros de comprimento (3.990 mm), tem uma aparência imponente e musculada. O resto das dimensões são as seguintes: 1.820 mm de largura, 1.520 mm de altura e 2.530 mm de distância entre eixos.


Comparado com o 5 E-Tech 100% Elétrico, o A290 tem vias 60 mm mais largas, o que traduzi a expressão desejada de um visual muito desportivo, distinto e robusto

 

Na dianteira, os quatro faróis estão presentes, como é tradição, mas destacam-se pelo detalhe da iluminação em “X”, a lembrar os modelos de ralis de outras décadas, exibindo também animações de boas-vindas, automaticamente, quando o cartão mãos-livres é detetado. Por toda a carroçaria há outros elementos que sobressaem, como as cavas das rodas largas, as saias laterais, a bandeira francesa opcional no pilar C ou o difusor traseiro.



Todo o desenho respeita as necessidades aerodinâmicas, com o intuito de maximizar a autonomia elétrica. A procura da máxima eficiência moldou a entrada de ar no para-choques, bem como as saias laterais largas, o difusor e até a forma das luzes traseiras. Curiosamente, o A290 rejeita uma solução que lhe daria mais opulência estética – o spoiler traseiro. Isto porque, segundo a marca, teria perturbado o fluxo traseiro. Em seu lugar, optou-se por um "rabo de pato" na porta traseira para sublinhar o caráter desportivo.


No catálogo, quatro cores: azul Alpine Vision, preto Profundo, branco Irisé e cinzento Tonnerre Mate. Nos Premiere Edition, cores Premiere Edition, Beta, La Bleue e La Grise

As jantes de liga leve de 19 polegadas, de série, estão disponíveis em dois designs: “Iconic” (inspiradas nas jantes do A310) e “Snowflake” (evocando as origens do nome Alpine). As pinças de travão dianteiras Brembo monobloco de quatro pistões, com a marca Alpine, são as mesmas do A110 e podem ser pintadas em vermelho ou azul.



Cockpit tecnológico para cinco 

O interior remete para uma abordagem semelhante à da competição, com cinco lugares (abandonando a ideia pouco prática do lugar do condutor central do A290_β) e tonalidade “Deep Blue” para o ambiente. Em destaque, o lugar do condutor.

 

Além do painel de instrumentos digital de 10,25 polegadas (com quatro vistas diferentes), o volante desportivo de três raios, com um ponto médio achatado, é revestido em couro Nappa e inclui vários botões específicos inspirados no mundo da Fórmula 1: botão rotativo “RCH” (de “Recharge”) à esquerda, para definir o nível de regeneração, o dos modos de condução e o botão vermelho “OV” (de “Overtake”). Mesmo o ecrã central de 10,1 polegadas está inclinado para o condutor e os comandos físicos do ar condicionado podem ser ajustados sem tirar os olhos da estrada. A consola central entre os dois bancos inspira-se na do A110, incorporando os comandos da caixa.



Por seu turno, os bancos foram meticulosamente concebidos para o A290, oferecendo um reforço lateral e revestidos com materiais amigos do ambiente. Nos primeiros níveis de acabamento, os bancos são estofados num tecido revestido granulado (15% de plástico reciclado e fibra de cânhamo), combinado com um tecido azul profundo, 100% reciclado, com costura de contraste em cinzento sílica e um logótipo A, em forma de seta, na secção superior do encosto. O painel de instrumentos, as partes laterais da consola central e os painéis das portas são acolchoados com um tecido de revestimento granulado.


Os bancos foram meticulosamente concebidos para o A290. Têm apoios laterais reforçados e materiais amigos do ambiente

 

Nas versões topo de gama, GT Premium e GTS, os bancos, o painel de instrumentos e os painéis das portas são estofados em pele “Nappa Deep Blue” e “Eevee Grey”. Esta pele Nappa é adquirida na Europa e processada de forma sustentável. Nota ainda para a iluminação-ambiente regulável e para os 326 litros de capacidade da bagageira.



Mexidas técnicas 

Com recurso à plataforma específica AmpR Small para elétricos compactos, a Alpine beneficiou de vantagens consideráveis como a otimização da distribuição do peso ou a redução do centro de gravidade. A bateria atua como elemento estrurural e contribui para a rigidez do automóvel, enquanto o motor mais pequeno faz com que a secção dianteira seja compacta. As vias mais largas aumentam a estabilidade e permitem a utilização de pneus maiores.

 

A suspensão (eixo posterior com arquitetura multibraços), travões, pneus e gestão de binário são específicos

Entre os destaques, nota para a subestrutura do motor feita por medida para melhorar o comportamento e para a suspensão com amortecedores hidráulicos que não foi puxada a extremos, graças à natural contenção do rolamento da carroçaria permitida pelo baixo centro de gravidade. Realce também para o esforço na contenção de peso, com um valor total de apenas 1479 kg.

 

Para sublinhar a sensação de condução desportiva, o pedal de travão (com comando “by-wire”) conta com “feeling” melhorado para transição natural entre a travagem regenerativa, no início do curso do pedal, e a travagem hidráulica, assegurada por um conjunto Brembo de dimensões generosas.



Prestações típicas Alpine 

O Alpine A290 terá dois níveis de potência: 180 cv na versão base e GT Premium e 220 cv no GT Performance e no GTS, enquanto o binário é de 285 Nm e de 300 Nm, respetivamente. Em ambos os casos, a resposta do acelerador está calibrada para oferecer desempenho desportivo, mas também progressivo.

 

O A290 conta com quatro modos de condução diferentes (ativados por botão no volante”, os quais alteram a gama de respostas: “Save”, “Normal”, “Sport” e “Personal”, este último permitindo o ajuste, independente do nível de assistência da direção, da resposta do acelerador, do ambiente de iluminação e do Alpine Driving Sound. O Controlo Eletrónico de Estabilidade (ESC) pode ser totalmente desativado.


Nas versões mais potentes, 0-100 km/h em 6,4 s. Nas "menos", este exercício cumpre-se em 7,4 s

 

Para manter o binário sob controlo, foi desenvolvido um sistema de gestão a montante, denominado “Alpine Torque Technology”, que permite ajustar com precisão o fornecimento de binário otimizado, para além da ação dos travões para maximizar a tração. A marca trabalhou ainda na consistência do desempenho, para que as respostas sejam facilmente repetido, sem perda de potência, mesmo quando a capacidade da bateria diminui.



A função de ultrapassagem (botão “OV” no volante) fornece binário e potência máximos até 10 segundos. É necessário um tempo de recarga de 30 segundos, antes desta função poder ser totalmente utilizada novamente. Quando esta energia extra é libertada, o painel de instrumentos, com ecrã de 10,25 polegadas, revela uma animação que simboliza a velocidade e uma indicação do tempo restante, enquanto uma animação dinâmica aparece no ecrã central do Alpine Telemetrics.

 

A intensidade da regeneração pode selecionar-se em comando no volante (“RCH”), anunciando-se quatro níveis. Entre os muitos programas, função Launch Control (controlo de arranque)

 

Quanto aos pneus, foram desenvolvidos em parceria entre a Alpine e a Michelin, sendo os compostos agora oferecidos o resultado de dois anos de investigação e testes. Todos de 19 polegadas, há três pneus específicos, dois de verão e um de inverno, com marcas exclusivas criadas para a futura gama 100% elétrica da Alpine, aqui com o código A29.



A bateria é sempre de 52 kWh, para uma autonomia estimada de até 380 km (homologação WLTP ainda em curso), admitindo potência máxima de carregamento de 100 kW (DC), com que passa de 15 a 80% do estado de carga em 30 minutos. Num ponto de carregamento AC admite até 11 kW, o que permite passar de 50 a 80% do estado de carga em 1h20. Este carregador incorpora função bidirecional para funções V2L (veículo para carga) para ligar um dispositivo através da tomada de carga. Está incluída uma bomba de calor para otimizar a temperatura do habitáculo e preservar a autonomia.

 

Criar ambiente 

Sendo um veículo elétrico, o A290 carece de som de motor natural, pelo que os engenheiros da Alpine desenvolveram dois sons que empolam as emoções de condução, os “Alpine Driving Sounds”. Estes sons são difundidos através do sistema de áudio Devialet, especialmente concebido para o A290. O som “Alternative Sound” foi concebido para utilização quotidiana, enquanto o som “Alpine Sound revela-se mais desportivo, ajudando a estruturar as fases de condução. Ambos os sons podem ser desligados e são independentes dos modos de condução. Também o alerta de baixa velocidade (até 30 km/h) é específico da Alpine.



Conectividade e telemetria 

O ecrã central de 10,1 polegadas apresenta temas gráficos e interface de utilizador adaptados pela Alpine. O sistema “Alpine Portal” baseia-se no sistema Android Automotive conectado e nos Google Automotive Services, tirando partido de atributos como atualizações remotas (“Firmware Over The Air”) ou da possibilidade de instalar mais aplicações a partir da loja “Google Play”. A navegação Google Maps, com um planeador de rotas elétrico, é de série em toda a gama, tal como o assistente de voz Google Assistant.

 

A função Alpine Telemetrics dá acesso a três categorias principais de serviços: Live Data, Coaching e Challenges. Prometem-se atualizações regulares com conteúdos novos

 

A funcionalidade “Live Data” oferece dados de condução em tempo real, como os das forças g, potência (monitorização da aceleração e da travagem, recarga da bateria e potencial de boost de ultrapassagem), consumo energético e estado da bateria e dados de circuito, com tempos de volta, dados do automóvel (temperatura do motor e da bateria, pressão e temperatura dos pneus, temperatura dos travões) e gravação de vídeo num smartphone com visualização dos dados de condução.



A função “Coaching” fornece conselhos sobre como familiarizar-se com o automóvel, com progressão também ao nível dos conselhos, tornando-se mais avançados à medida que o condutor também progride. A secção de condução é, por vezes, assinada com os nomes próprios dos engenheiros de desenvolvimento e dos pilotos do A290, que oferecem conselhos preciosos. Por fim, os “Challenges” são uma série de desafios baseados na agilidade, força e resistência, inspirando-se nos videojogos. Alguns desafios são completados em estradas fechadas (aceleração, travagem, percentagens do pedal do acelerador numa determinada distância).


Os desafios de resistência podem ser completados em estradas abertas, ajudando a ensinar a antecipação na condução

 

Ao nível dos assistentes de segurança, o A290 contará com um conjunto de 26 sistemas de assistência ao condutor, incluindo um sistema de regulador de velocidade adaptativo com função stop-go, travagem automática de emergência em marcha-atrás e saída segura dos ocupantes. Um novo botão “My Safety Switch”, localizado no lado esquerdo do volante, permite ao condutor selecionar as suas preferências de configuração do ADAS, escolhendo, por exemplo, se pretende ligar ou desligar o ADAS ou onível de intervenção.



Gama variada 

Apesar de ter apenas dois níveis de potência e a mesma bateria, a gama do A290 é ampla, com versões GT, GTS, GT Premium e GT Performance, esta última assumindo a expressão máxima da desportividade. Tem o motor mais potente (220 cv), pneus especiais Michelin Pilot Sport 5, pinças de travão vermelhas, monogramas pretos e espelhos retrovisores exteriores rebatíveis eletricamente.

 

No lançamento, nota também para a série limitada Premiere Edition, limitada a 1.955 exemplares, um número simbólico que evoca a criação da marca Alpine, por Jean Rédélé. Este modelo conta com decoração exclusiva, equipamento extra e uma placa de edição limitada, na consola central. Os preços serão revelados numa fase posterior.

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