Um dos melhores SUV híbridos Plug-In compactos da atualidade passa a estar disponível com o novo nível de equipamento de topo do seu construtor. Uma feliz conjugação de fatores, de que resulta um automóvel de que é muito fácil gostar, sobretudo para os apreciadores do género
Eletrificação e Sport Utility Vehicle (SUV). Porventura, os dois conceitos dominantes no setor automóvel, atualmente, até entre as marcas que pareciam menos disponíveis para adotá-los. Atente-se no caso da Alfa Romeo, que promete vender só automóveis elétricos a partir de 2027, e em cujo catálogo encontramos, já hoje, quase todos os tipos de motorizações eletrificadas associadas ao formato da moda: 100% elétrica (Junior), “mild hybrid” (Junior e Tonale) e híbrida Plug-In (Tonale). Sinais dos tempos? É o que é, como sói dizer-se…
Teorizações à parte, no SUV de porte intermédio do fabricante de Arese, a derivação híbrida Plug-In não só foi a última a chegar, como é a mais potente da gama, o que já justificaria dedicar-lhe uma atenção especial. E mais ainda quando tem associado o novo nível de equipamento de topo do construtor, após a reformulação operada na oferta. E uma vez que tem mais de dois anos no ativo e já não é uma novidade, esta análise concentra-se naquilo que faz a diferença no Tonale PHEV Q4 (280 cv) Tributo Italiano: a motorização e o “tal” nível de equipamento –por fora, distingue-o apenas a portinhola junto ao guarda-lamas traseiro esquerdo, através da qual se acede à tomada que permite recarregar a bateria.
Eficiência…
Bateria que oferece 12,0 kWh de capacidade útil (recarregamento total em menos de 2h30 numa ligação com 7,4 kW de potência), reduz em 160 litros a capacidade da mala e tem por missão alimentar um motor elétrico traseiro com 122 cv e 250 Nm. Encarregue de mover o eixo dianteiro está a mecânica de 4 cilindros em linha MultiAir com 180 cv e 270 Nm, ao qual está acoplada uma caixa pilotada de dupla embraiagem e 6 velocidades. Com isto, o Tonale PHEV Q4 usufrui quer de tração integral, quer da faculdade de percorrer distâncias significativas sem necessidade de recorrer ao motor térmico, desde que se não superem os 135 km/h.
Aferido por E-AUTO em condições reais de utilização: 60 km em estrada, 46 em autoestrada e 62 em cidade.
Concretamente, com uma carga de bateria completa, segundo aferido por E-AUTO em condições reais de utilização: 60 km em estrada, 46 em autoestrada e 62 em cidade. Como seria previsível, as cifras relativas ao gasto de gasolina na primeira centena de quilómetros percorridos são tudo menos despiciendas (2,6 /100 km, 4,1 l/100 km e 2,7 l/100 km, respetivamente). Mas, mesmo quando a carga da bateria já não permite escolher o modo de condução Advanced Efficiency (aquele que “força” a ativação do modo 100% elétrico), continuam a existir muitos pequenos períodos em que o Tonale PHEV Q4 circula com o motor térmico desligado, assim se explicando registos igualmente meritórios no modo híbrido Neutral: 6,5 l/100 km em estrada, 7,5 em autoestrada e 7,1 em cidade, para uma média ponderada de 7,06 l/100 km.
… e desportividade
Confirmada que está a capacidade do Tonale PHEV Q4 para garantir uma condução suave (resposta pronta e intensa, mas progressiva, ao acelerador), silenciosa (elogie-se o apreciável isolamento acústico do habitáculo), e económica, assim se recarregue com a maior frequência possível o acumulador de energia (que não através da função e-Save, que mantém, ou repõe, a carga na bateria através do motor a gasolina, o que faz aumentar os consumos de forma notória), olhemos para o outro lado da moeda: 208 cv, 6,2 s no 0-100 km/h e 206 km/h de velocidade máxima. Dados que impelirão muitos a tirar deles o melhor partido, e que dificilmente ficarão desiludidos com aquele que, por ora, é único Alfa Romeo compacto de vocação (mais) desportiva.
Mérito, desde logo, da primorosamente afinada suspensão independente às quatro rodas, com amortecimento pilotado, capaz de oferecer um elevado conforto em todas as circunstâncias. Eleito o modo de condução Dynamic, é automaticamente ativado o modo mais firme da suspensão (pode sempre ser desligado, quando as condições do piso o justificarem, bastando, para que passe a estar ativo o seu modo mais macio, premir o botão no centro do comando rotativo do seletor de modos de condução DNA), e estão reunidas as condições para desfrutarmos de um dos melhores representantes da categoria no plano dinâmico. Por ser em curva, sejam elas de que tipo forem, que o Tonale PHEV Q4 revela todas as suas melhores qualidades.
Responsabilidade do potente sistema de travagem Brembo (discos dianteiros ventilados com 330 mm de diâmetro e pinças de quatro pistões; discos traseiros maciços com 278 mm de diâmetro), com um tato soberbo, a permitir dosear a força no pedal do meio; da direção brilhante, extremamente direta, como é apanágio da Alfa Romeo, e tão rápida quanto informativa, permitindo inserir a incisiva frente na trajetória com precisão absoluta; e, inclusive, das enormes patilhas no volante, para comando manual-sequencial da caixa.
Cabendo ao diferencial dianteiro autoblocante, à tração integral e aos ótimos pneus Pirelli P Zero oferecer a confiança necessária para que, à saída das curvas, o acelerador possa ser esmagado sem hesitações, mesmo com o controlo eletrónico desligado, possibilidade que pode utilizar-se para tornar a traseira mais viva, garantindo aquele extra de agilidade muito apreciado pelos condutores mais exigentes. Junte-se a isto o precioso trabalho desenvolvido pela suspensão, ao garantir uma notável estabilidade a alta velocidade, um reduzido rolamento da carroçaria em curva e um controlo ótimo dos movimentos da carroçaria, e temos um SUV compacto capaz de oferecer um comportamento tão envolvente e eficaz, que o torna bastante acessível, divertido, e, até, emocionante, de conduzir nos limites.
Com um temperamento que faz jus aos invejáveis pergaminhos da Alfa Romeo neste domínio, o Alfa Romeo Tonale PHEV Q4 (280 cv) Tributo Italiano é competente como híbrido Plug-In e brilhante enquanto SUV compacto de orientação desportiva, com um desempenho dinâmico sem igual na sua classe, já que a marca italiana reúne, num só modelo, o melhor da eletrificação: eficiência e performance. O preço de 61.170€ aceita-se face a tudo o exposto e ao vasto equipamento de série. Todavia, sem perder nada de essencial, pode sempre adquirir-se esta motorização a partir de 52.750 €, no nível de equipamento de acesso Sprint.
Um patamar novo
A Alfa Romeo decidiu, recentemente, reformular a gama, no que respeita aos níveis de acabamentos e equipamentos, tendo criado, para o topo, este Tributo Italiano. No caso do Tonale, adiciona, a tudo aquilo a que os níveis Sprint e Veloce já oferecem, jantes de 20” diamantadas, faróis dianteiros do tipo LED Matrix, molduras dos vidros em preto brilhante, duplas ponteiras de escape com acabamentos cromados, soleiras das portas em alumínio, portão elétrico “mãos-livres”, excelentes bancos desportivos dianteiros reguláveis eletricamente (com um assinalável apoio lateral, são revestidos a Alcantara e a pele sintética perfurada, e contam, nos encostos de cabeça, com o escudo da Alfa Romeo, o “lettering” Tributo Italiano e a bandeira italiana), volante e banco do condutor aquecidos, patilhas de comando da caixa no volante e materiais mais refinados nos revestimentos, nomeadamente no painel de bordo, nas portas e no apoio de braços dianteiro.
Comments