Inicialmente revelado com motor elétrico de 240 cv, o Alfa Romeo Junior em versão Veloce já conta com uma melhoria nas suas características técnicas, anunciando agora 280 cv de potência máxima!
O Junior continua a ser um dos modelos mais falados da Alfa Romeo. Além de ser o modelo de regresso a um segmento de entrada por parte da marca italiana e de ter causado polémica entre o grupo Stellantis e o executivo italiano (pela denominação de apresentação Milano), o entretanto renomeado Junior é agora falado pelo acréscimo de potência.
Com efeito, o modelo de segmento B-SUV foi revelado com uma versão mais potente Veloce de 240 cv, mas os dados mais recentes oferecidos pela Alfa Romeo apontam para um valor mais elevado, de 280 cv (207 kW). Este foi o nível de potência com que foi encerrada a fase de desenvolvimento dinâmico do projeto.
Não só o novo motor é uma particularidade específica da versão Veloce, como também todas as evoluções do design foram orientadas para uma aparência mais dinâmica, enquanto as mexidas técnicas no chassis visam maximizar as performances e o comportamento.
Assim, o Junior Veloce beneficia de calibração específica para tornar a direção a mais direta (14,6) e precisa, suspensão desportiva rebaixada em 25 mm e pneus de 20 polegadas de elevado desempenho, específicos para veículos elétricos. Ao mesmo tempo, as barras estabilizadoras dianteiras e traseiras têm um diâmetro maior, de modo a garantir maior estabilidade e aderência em curva, ao passo que o sistema de travagem dispõe de discos dianteiros com diâmetro superior a 380 mm e pinças monobloco de quatro pistões. Também o diferencial Torsen foi incluído para oferecer a melhor motricidade possível em todas as condições.
Num sinal de empenho para com os seus compromissos de desportividade, o desenvolvimento deste Junior foi levado a cabo pela mesma equipa de engenheiros que criou projetos únicos como o 4C, 8C, Giulia & Stelvio Quadrifoglio, Giulia GTA e o 33 Stradale, atualmente em desenvolvimento.
Noutra nota relevante, na apresentação internacional à imprensa, que irá decorrer ao longo das próximas semanas, será utilizada a pista de testes de mais de 20 km de extensão do centro de testes de Balocco, em Itália, naquela que será uma estreia absoluta para condutores que não os afetos à equipa de desenvolvimento da marca italiana.
Todos os modelos de estrada da Alfa Romeo das últimas décadas foram submetidos a testes de desenvolvimento nesta mesma pista, bem como alguns dos modelos desportivos criados pela histórica equipa “Alfa Corse”, incluindo carros de Fórmula 1, DTM e Super Turismo.
Comments