Marca inglesa prepara expansão da gama com elétrico para posicionar na gama entre Cooper E/SE e Countryman E/SE
A Mini (MINI Portugal | Website oficial) iniciou a contagem decrescente para o lançamento do Aceman, compacto elétrico com 4,075 m de comprimento para posicionar entre o Cooper (3,858 m) e o Countryman (4,444 m). Este modelo batizado com o nome de “concept” de 2022 no vídeo encontra-se na ponta final do programa de desenvolvimento, que incluiu milhares de quilómetros de testes, muitos percorridos em temperaturas extremas, primeiro no Círculo Polar Ártico, na região da Escandinávia, depois nos desertos dos EUA.
A marca britânica do Grupo BMW não informou, ainda, as especificações técnicas do modelo que divulgou ainda na forma de protótipo de testes, facto que explica a “camuflagem” que não permite observar o desenho definitivo, mas confirmou que a bateria tem 54,2 kWh de capacidade, como os Cooper SE (218 cv/160 kW). Após o lançamento do Aceman, três elétricos na gama da Mini.
O Aceman com 5 portas subsititui o Clubman no catálogo da Mini e é o resultado da colaboração da marca do Grupo BMW com a chinesa Great Wall Motors (GWM), empresa responsável pela produção do modelo em Zhangjiagang, China, pela Spotlight Automotive. A partir de 2028, não existindo mudança de planos, este automóvel também será fabricado em Oxford, Inglaterra.
O Aceman não substitui o Paceman baseado no Countryman produzido pela Mini entre 2012 e 2016. Este SUV tinha apenas 3 portas e fracassou comercialmente, o originou o fim precoce do automóvel com 4,109 m de comprimento fabricado pela Magna Steyr, em Graz, na Áustria.
Comments