A ideia de que um abastecimento de combustível é mais vantajoso fora das horas de calor tem vindo a ganhar popularidade nas redes sociais, baseando-se no conceito (real) de que os combustíveis se expandem com o calor. Haverá mesmo alguma vantagem?
Com os preços dos combustíveis a subirem, muitos condutores procuram todas as táticas e dicas possíveis para pouparem mais um pouco no momento de abastecerem os seus automóveis. Uma das teorias mais recorrentes é de que um abastecimento sai mais vantajoso quando feito fora das horas de maior calor.
Os combustíveis expandem-se com a subida das temperaturas. Assim, em teoria, nas horas menos quentes, mais quantidades introduzidas nos depósitos.
A ideia tem vindo a ser transmitida de “boca em boca”, dando azo a um hábito de que é melhor abastecer o carro durante a noite, uma vez que a densidade do combustível é maior nessas condições. Porém, quando aplicado aos postos de abastecimento, esta circunstância é pouco relevante para o combustível que é transferido dos tanques subterrâneos para o veículo em si.
E a razão está precisamente no seu armazenamento em condições subterrâneas, nas quais a temperatura é mais estável do que no exterior, pelo que a diferença de temperatura entre o dia e a noite não é particularmente relevante para fazer uma grande diferença no abastecimento – pelo menos, na ordem de cêntimos, contrariando uma ideia comummente enraizada de que é pela noite ou pela manhã que faz mais sentido abastecer.
A temperatura origina alteração volumétrica do combustível, mas é pouco credível que essa flutuação seja relevante durante os abastecimento, devido ao posicionamento dos depósitos.
O melhor a fazer é mesmo adotar uma condução mais tranquila e menos dada a arranques rápidos, ao mesmo tempo que deve procurar os postos de abastecimento com os preços mais baixo. Note que mesmo as gasolineiras de uma mesma marca podem ter preços variados consoante a localização: por exemplo, um posto de autoestrada tenderá a ter preços de combustível mais elevados do que um posto de abastecimento numa localidade.
Comments