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Alpine A290: "ensaio-geral" no gelo e na neve da Suécia

Atualizado: 29 de mar.

Marca mais desportiva do Grupo Renault (representa-o na Fórmula 1 no Mundial de Resistência) prepara expansão de gama que tem apenas o A110. Na rampa de lançamento, subcompacto baseado no R5 novo!



A Escandinávia, nesta época do ano, é sempre muito concorrida pelos fabricantes de automóveis, que encontram na região condições incríveis para desenvolverem modelos novos, com engenheiros apoiados por pilotos profissionais a explorarem o gelo, a neve e as temperaturas negativas para trabalharem tanto a otimização da fiabilidade como testarem o desempenho dinâmico e a qualidade das assistências eletrónicas à condução em superfícies escorregadias.

 

A Alpine (https://www.alpinecars.pt), marca especializada em desportivos que a Renault relançou no mercado em 2017, com geração nova do A110 que ganhou fama nos ralis, prepara-se para a expansão rápida da gama, condição para o sucesso do emblema que representa o consórcio francês nos Mundiais de Fórmula 1 e Resistência (WEC). Sobre a rampa de lançamento, encontra-se, por exemplo, o A290, subcompacto elétrico baseado no R5 com apresentação marcada para dia 26, no salão de Genebra!



O A290 tem estreia mundial programada para junho e participação confirmada no Mondial de l’Automobile de Paris, certame a realizar em outubro que coincide com o arranque da carreira comercial do subcompacto desportivo antecipado em 2023 por protótipo com o mesmo nome do modelo de produção em série. Antecipando-o, a Alpine divulgou imagens do modelo captadas durante testes na Suécia.

 

A Alpine, depois do lançamento do A290, planeia produzir o compacto GT (SUV) já a partir de 2025 e geração nova do A110 em 2026 (Coupé e Roadster). Também na agenda, “coupé” com 2+2 lugares (A310) e dois SUV projetados para o regresso da marca ao mercado norte-americano. Em todos estes modelos, máquinas elétricas em vez de motores

de combustão interna!



Dois níveis de potência

No A290 com 3,99 m de comprimento, 1,82 m de largura, 1,52 m de altura ou 2,53 m entre eixos, variante otimizada da plataforma CMF-BEV, que a Ampere, a divisão criada pela Renault para a geração nova de automóveis elétricos, apresenta com o nome “AmpR Small”. A Alpine não divulgou as especificações técnicas do modelo, mas admite-se, por exemplo, a adoção da bateria com mais capacidade do 5 novo (52 kWh) e confirma-se a disponibilidade de duas versões, com 170 cv e 220 cv!

 

O Alpine A290, comparado com o Renault 5, tem vias mais largas e carroçaria com muitos elementos específicos que beneficiam tanto o desempenho aerodinâmico como a imagem desportiva do subcompacto equipado com sistema inteligente de vectorização do binário.



O Grupo Renault decidiu produzir o A290 em Douai, França, na linha do R5 novo. O A110 é fabricado no quartel-general histórico da Alpine, em Dieppe. Como “alvos”, Mini Cooper E (184 cv) e SE (218 cv) ou Abarth 500e (155 cv). A Cupra também está de olho nesta categoria, com o Urban Rebel.

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