top of page
  • Foto do escritorE-Auto

A voz dos jovens no Fórum Freedom of Mobility

A busca por um modelo de desenvolvimento sustentável e o impacto das ações de cada um vão estar em foco na próxima edição do Fórum Freedom of Mobility, evento organizado pelo consórcio Stellantis. Prometida está já uma “voz” mais firme para os jovens



Numa novidade absoluta deste fórum dedicado à mobilidade, estudantes de três universidades de prestígio de África, da Europa e da América do Norte juntar-se-ão ao debate para apresentar as suas investigações e opiniões relativamente ao tema: "Como é que o nosso planeta vai acomodar as necessidades de mobilidade de oito mil milhões de pessoas?".

 

A questão será central nos vários painéis deste ano, com os mais jovens a serem reconhecidos como fundamentais para a descoberta de respostas, atendendo ao facto de as decisões agora tomadas pelos decisores políticos determinarem o seu futuro.

 

Concebido pela Stellantis como um fórum aberto ao público para ouvir um vasto leque de perspectivas à medida que a sociedade enfrenta os desafios da mobilidade no futuro, a segunda edição ao vivo do Fórum Freedom of Mobility, agendado para 3 de abril, promete reunir um vasto leque de opiniões.



O evento será conduzido por Cecilia R. Edwards, da Wavestone, uma empresa de consultoria global, escolhida como elemento neutral na discussão, tendo a seu cargo a moderação e a coordenação do debate aberto entre os participantes do painel e os estudantes. Todos os integrantes abordarão a temática dos limites planetários em ligação à liberdade de mobilidade a partir das perspectivas da tecnologia, negócios e estilos de vida. Neste modelo de debate, um porta-voz de cada universidade fará o discurso de abertura sobre o tema que tem sido a ser investigado pelo seu estabelecimento de ensino sob a orientação dos respetivos professores.

 

A vertente da tecnologia será defendida pelos estudantes da ENSA Kenitra, de Marrocos, que estão a analisar os desafios ambientais, económicos e tecnológicos colocados pelas três principais fontes de energia utilizadas e previstas para utilização nos transportes, sob supervisão do professor Ismaïl Lagrat. Estão a estudar soluções técnicas que podem ser aproveitadas para evitar o esgotamento dos recursos e aquelas que podem permitir um ciclo de vida mais sustentável, desde a sua extração até à sua eliminação.



Na área da justiça social e da equidade, os estudantes da Heller School for Social Policy and Management da Universidade de Brandeis, EUA, exploram a relação entre as decisões que estão a ser tomadas sobre mobilidade devido às preocupações com as alterações climáticas, a justiça social e a equidade, sob orientação do professor Joel Cutcher-Gershenfeld. A sua investigação abrange os principais fatores que determinam as desigualdades no acesso aos transportes e identifica as vias relevantes para promover uma maior equidade e acessibilidade da mobilidade para todos.


Carlos Tavares, diretor-geral do Grupo Stellantis, será um dos intervenientes do Fórum Freedom of Mobility, tendo o papel de defender a liberdade de movimentos do ponto de vista de um construtor de automóveis.

 

Por último, no campo dos negócios, os estudantes da HEC Paris, França, estão a desafiar a dependência excessiva da propriedade de veículos privados nos modelos e práticas empresariais tradicionais de mobilidade, orientados pelo professor François Gemenne. Estão a explorar soluções alternativas e criativas que possam oferecer opções de mobilidade mais acessíveis, expansíveis e sustentáveis.

0 comentário

Comentarios

Obtuvo 0 de 5 estrellas.
Aún no hay calificaciones

Agrega una calificación
bottom of page