A medida foi anunciada em setembro de 2020, mas implementação do projeto demorou quatro anos. Também no caso da regra na capital da Noruega, existem exceções...
Entrou finalmente em vigor, no final da semana passada, a medida anunciada em 2020 que estabelecia que todos os táxis em circulação em Oslo, capital norueguesa, teriam de ser elétricos alimentados a bateria.
A medida foi agora implementada pelos responsáveis máximos da cidade apesar dos profissionais do setor terem pedido o seu adiamento para 2027, justificando-o com a insuficiente infraestrutura de carregamento no centro urbano.
De acordo com as novas regras estabelecidas: “Os táxis que circulam em Oslo não podem continuar a ter quaisquer emissões provenientes de motores de combustão após o dia 1 de novembro de 2024.” A única exceção a esta regra prevista no regulamento são as viagens de táxi para além das fronteiras de Oslo.
Elétricos são dominadores na Noruega
O número de táxis elétricos registados nos últimos anos na Noruega tem sido elevado. Só no ano passado, os elétricos a bateria representaram 88% dos registos no setor, quota superior, inclusivamente, aos 82,4% registados no mercado total do país.
Nas cidades de Bergen e Stavanger, todos os táxis registados ao longo de 2023 eram já 100% elétricos. Noutras cidades como Trondheim e Oslo, os elétricos representavam, no ano passado, 97 e 90%, respetivamente, da frota de táxis em circulação.
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