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Finalmente, após 90 anos, Auto Union Type 52 vê a luz do dia

Atualizado: 24 de jul.

A Audi Tradition apresentou o “Schnellsportwagen “ - Auto Union Type 52 no Festival de Velocidade de Goodwood. Trata-se de uma versão de estrada com motor de 16 cilindros dos lendários Silver Arrows que competiram nos Grande Prémios da década de 1930.



A Audi, recentemente, durante a edição de 2024 do Festival de Velocidade de Goodwood, Inglaterra, apresentou o Auto Union Type 52. Também conhecido por “Schnellsportwagen”, este automóvel foi projetado há cerca de 90 anos como a versão de estrada dos lendários Silver Arrows com que a marca participava em Grande Prémios.


Também designado por “Schnellsportwagen”, o Type 52 foi projetado há cerca de 90 anos

Com o desenvolvimento do projeto Type 52 – liderado por Ferdinand Porsche –, a Auto Union pretendia produzir um veículo desportivo que pudesse ser utilizado em provas de estrada de longa distância, o caso das Mille Miglia, ou em corridas de resistência, nomeadamente as realizadas em Spa-Francorchamps e Le Mans. O projeto teve início em 1933, mas foi abandonado apenas dois anos depois, não existindo confirmação de que tenha sido construído qualquer protótipo funcional.



Versão de estrada pensada para os 200 km/h

Felizmente, os seus criadores deixaram muitos registos em papel, o que permitiu que o projeto tenha tido agora a continuidade que merecia. Este baseava-se na tecnologia do veículo de competição da altura, com um chassis de longarinas e travessas no qual seria montado, em posição central, um motor de 16 cilindros do Type 22 com compressão reduzida para permitir o seu funcionamento com gasolina normal.


A velocidade de funcionamento do compressor Roots teria de ser igualmente revista de forma a que o motor de 4,4 litros produzisse uma potência na ordem dos 200 cv às 3650 rpm e um binário de 430 Nm logo às 2000 rpm. Segundo os cálculos efetuados pela equipa de engenheiros naquela época, o “Schnellsportwagen” atingiria uma velocidade máxima de 200 km/h.



Construção britânica

A Audi encomendou a construção do Type 52 à britânica Crosthwaite & Gardner, empresa que também é responsável pela curadoria dos Silver Arrows da coleção de automóveis históricos da Audi. O “Schnellsportwagen” foi concluído no ano passado, com inúmeros componentes feitos à medida para o terminar. A carroçaria aerodinâmica com mais de 5 m de comprimento esconde uma configuração de três lugares, com o condutor posicionado ao centro. Em vazio, o Type 52 pesa 1300 kg.


Versão de 2023 com “mais” motor

Afastando-se dos planos originais de Porsche, a Audi Tradition decidiu utilizar um motor com configuração à definida na documentação de projeto, mas proveniente de um Type C de 1936, com 6 litros de capacidade. A potência não foi limitada, por isso produzindo qualquer coisa como 520 cv - para 1450 kg de peso –, sendo alimentado por uma mistura especial de metanol, gasolina sem chumbo e tolueno.



A suspensão é também distinta, trocando a combinação de molas transversais e amortecedores de fricção por molas de torção longitudinais e amortecedores hidráulicos. Os travões são de tambor nas quatro rodas. A Audi Tradition conseguiu, assim, construir a mais fiel reprodução possível do desportivo imaginado há 90 anos e, uma vez que a documentação original não especificava a cor, a marca alemã decidiu aplicar-lhe uma pintura Cellulose Silver, que é idêntica à dos históricos modelos de competição. Uma boa decisão!

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