top of page

6 Horas de Imola na ronda 2 do Mundial

Na contagem decrescente para a 93.ª edição das 24 Horas de Le Mans (15 e 16 de junho), corrida com dimensão muito (muitíssimo!…) maior que o campeonato em que está integrada, ronda 2 de 2024 do WEC. Em competição, 19 hipercarros e 18 LMGT3



A edição 12 do Mundial de Resistência (WEC), campeonato reinventado em 2012, acelera para a ronda 2 de 2024. Este ano, Imola sucede a Monza como “palco” de corrida de 6 horas com 37 automóveis, entre hipercarros (19) e LMGT3 (18). A 2 de março, no arranque da temporada, vitórias da Porsche em Lusail, nos 1812 km do Catar, com o 963 número 6 da equipa Penske Motorsport, com Kévin Estre, André Lotterer e Laurens Vanthoor, a impor-se na categoria principal, e o 911 GT3 R (992) da estrutura lituana Manthley PureRxcing, com Klaus Bachler, Alex Malykhin e Joel Sturm, a impor-se na secundária.


Na estreia de Imola no WEC, 110 pilotos de 28 países. Como novidades, estreia da versão nova do Peugeot 9X8 (distingue-a, sobretudo, a asa traseira que não estava no hipercarro utilizado pela marca francesa entre o fim de 2022 e o início de 2024, uma mudança radical na abordagem aerodinâmica que pressupõe, teoricamente, um aumento de competitividade!) e Jules Gounon no lugar de Ferdinand Habsburg (fraturou duas vértebras durante acidente em teste) no Alpine A424 com o número 35.


Kévin Estre, André Lotterer e Laurens Vanthoor

O Autodromo Internazionale Enzo e Dino Ferrari, circuito com 4,909 e 19 curvas na configuração de grande prémio utilizada pela Fórmula 1, recebe o Mundial pela 1.ª vez, no ano em que comemora o cinquentenário da 1.ª corrida de resistência – em 1974, edição 1 dos 1000 km de Imola! Habitualmente, a pista na Emília-Romanha também integra o calendário do European Le Mans Series (ELMS). Portanto, trata-se de “território” conhecido para muitos pilotos participantes na corrida marcada para este domingo.

 

O WEC, em 2024, vive época dourada, com número recorde de 14 fabricantes em competição – Alpine, Aston Martin, BMW, Cadillac, Corvette, Ferrari, Ford, Isotta Fraschini, Lamborghini, Lexus, McLaren, Peugeot, Porsche e Toyota. A corrida em Itália coincide com a ronda 3 do IMSA, nome do campeonato norte-americano de resistência IMSA – 100 minutos no circuito citadino de Long Beach, na Califórnia –, que conta com as participações do português Filipe Albuquerque, em Acura ARX-06, e do francês Sébastien Bourdais, em Cadillac V-Series.R, a razão na origem da ausência do segundo no hipercarro número 2 da equipa norte-americana.



Em Imola, três fabricantes e 12 pilotos italianos, incluindo o Ferrari 499P campeão em Le Mans-2023 ou o pluricampeão do MotoGP Valentino Rossi, que está no ano de estreia no WEC, que cumpre na categoria LMGT3, num BMW M4 do Team WRT. Neste circuito, de acordo com as simulações já realizadas, durante cada volta, os hipercarros atingem velocidades máximas de 312 km/h e estão 50% do tempo em aceleração a fundo.

 

Em Imola, a corrida de domingo tem arranque marcado para as 12h00 de Portugal Continental

Na categoria de topo, a Toyota, com o GR010 Hybrid número 8 – Sébastien Buemi, Brendon Hartley e Ryö Hirakawa é campeã em título –, mas iniciou 2024 com o pé esquerdo, não conseguindo melhor que a 7.ª posição, com o hipercarro 7, de Mike Conway, Kamui Kobayashi e Nyck de Vries, nos 1812 km do Catar. O WEC de 2024 não tem portugueses no plantel de pilotos, mas Filipe Albuquerque tem presença confirmada em Le Mans, em LMP2, num Oreca 07-Gibson da United Autosports – 11.ª participação do conimbricense da clássica que venceu em 2020, também em LMP2 e com a United Autosports.

0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page