top of page
Foto do escritorJosé Caetano

33 Stradale: Alfa Romeo protagoniza regresso ao futuro

Atualizado: 8 de fev.

Superdesportivo baseado no MC20 limitado a 33 exemplares, todos vendidos, com V6 3.0 biturbo (620 cv) ou motor elétrico (750 cv)



No blockbuster de 1985, de Roberto Zemeckis, o jovem Marty McFly (Michael J. Fox), com o cientista Doc Brown (Christopher Lloyd), a bordo de DeLorean capaz de mover-se no tempo, viajou, acidentalmente, para 1955, o que quase impediu os pais de se apaixonarem e comprometeu até a sua existência. Entretanto, agiu, reconciliou-os e, utilizando o mesmo transporte, regressou ao futuro!


A Alfa Romeo, marca com 113 anos de história, talvez tenha procurado alguma inspiração em Hollywood para percorrer o caminho do renascimento mais velozmente, numa viagem que pressupõe a mudança do motor térmico para o elétrico. Sob o comando de Jean-Philippe Imparato, que trabalha na dependência do diretor da Stellantis, o português Carlos Tavares, o fabricante italiano está comprometido com o primeiro EV em 2024 e, a partir de 2027, produzir apenas automóveis alimentados por baterias.


O projeto 33 Stradale tem o mérito de recolocar a marca no radar e representa um recuo ao passado que permite preparar melhor o futuro. O superdesportivo fabricado em Turim pela Touring Superleggera baseia-se na mesma arquitetura técnica do Maserati MC20 e é inspirado em carro de competição (Tipo 33) que tinha motor V8 2.0 com 230 cv (260 km/h, 0-100 km/h em menos de 6 s). Apresentaram-no em 1967 e, até 1969, produziram-no só 18 exemplares.


Os italianos não anunciaram preço para o 33 Stradale novo, mas fala--se em 1,5 a 2 milhões de euros, dependendo da configuração. Os 33 exemplares do Alfa Romeo serão fabricados ao ritmo de duas a três unidades/mês e a entrega do primeiro exemplar está programada para 17 de dezembro de 2024, o dia do 57.º aniversário do original. A produção esgotou muito tempo antes da apresentação do superdesportivo!


No 33 Stradale novo, que mantém o símbolo do Quadrifoglio que associamos a todos os Alfa Romeo muito desportivos, motor V6 3.0 biturbo com 620 cv ou máquina elétrica com 750 cv (a segunda versão tem mais 500 kg que a primeira, devido ao peso elevado da bateria de iões de lítio com 102 kWh de capacidade, que permite percorrer até 450 km entre recargas). Os proprietários, maioritariamente, elegeram a versão térmica. Nos dois modelos, tração traseira, suspensão com amortecimento eletrónico, quatro rodas direcionais, modos de condução Strada e Pista, etc.


A marca transalpina reivindica 333 km/h de velocidade máxima e aceleração 0-100 km/h em menos de 3s para o superdesportivo a gasolina com caixa automática de 8 velocidades, de embraiagem dupla, e programa manual controlado de forma sequencial em patilhas junto ao volante – na alternativa elétrica, apenas 310 km/h!


O 33 Stradale é o primeiro Alfa Romeo apresentado por Alejandro Mesonero-Romanos, o homem na liderança do departamento de desenho do fabricante desde junho de 2021. Antes, este espanhol desempenhou papéis iguais na Seat e na Dacia. No interior, dois lugares e duas configurações: Tributo (alumínio e pele) e Alfa Corse (Alcantara e fibra de carbono).



Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page