top of page
Logotipo | e-auto

30% dos condutores de VE admitem "marcha-atrás"

Estudo realizado pela McKinsey&Co conclui que quase um em cada três condutores de veículos elétricos (VE) preferia ter um automóvel equipado com um motor térmico.



De acordo com os resultados de um estudo recente realizado pela consultora McKinsey&Co, quase 30% dos inquiridos que conduzem atualmente um veículo elétrico reconhecem que preferiam dispor de um automóvel com motor de combustão para, por exemplo, as longas viagens, o que justificam principalmente pelas dificuldades impostas pelo carregamento.


O estudo foi realizado a nível global, mas as conclusões são, obviamente, diferentes entre as várias regiões. Na Austrália e nos Estados Unidos da América, por exemplo, países com uma vasta área e cidades separadas por enormes distâncias, 49% e 46%, respetivamente, dos condutores de veículos elétricos, diz que preferia regressar a um veículo a combustão.


Na Alemanha, França e Itália as percentagens são inferiores, 24%, 18% e 15%, respetivamente. Curiosamente, na Noruega, país tido como exemplo na transição para veículos elétricos, 18% dos inquiridos pensam da mesma forma. A média europeia está nos 19%. O Japão foi o país com a menor percentagem registada: 13%.



Custos elevados

Cerca de 35% refere que a infraestrutura de carregamento não é suficiente para as suas necessidades e 32% diz que todo o planeamento prévio necessário para definir paragens de carregamento tem demasiado impacto nas viagens longas. Além disso, 21% diz inclusivamente que essa necessidade gera demasiado stress e 24% refere que não tem como fazer o carregamento da bateria em casa.


Mas não só a disponibilidade de carregamento é apontada como causa para estes resultados, pois também os custos são vistos como demasiado elevados, quer os do carregamento público, quer os de aquisição dos automóveis elétricos.  Cerca de 34% dos inquiridos diz que os custos totais de utilização de um automóvel elétrico são excessivamente elevados e 13% refere, curiosamente, que não aprecia a experiência de condução que estes proporcionam.

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page