top of page

A festa da Fiat no Lingotto

As celebrações do 125º aniversário da “Società Anonima Fabbrica Italiana di Automobili – Torino” terminaram com um desfile e uma exposição de automóveis clássicos e contemporâneos no icónico edifício do Lingotto, em Turim, Itália.



De forma a celebrar os seus 125 anos de vida, a FIAT, depois de ter mostrado os novos 500e Giorgio Armani e Grande Panda no âmbito do evento “Smiling to the future”, encerrou a sua festa de aniversário com um desfile comemorativo composto por vários modelos da sua longa história.


No palco do edifício histórico do Lingotto, a "casa" da marca transalpina, o desfile contou com a participação de inúmeros automóveis de grande relevância nos 125 anos do fabricante.

Dos modelos verdadeiramente clássicos aos mais contemporâneos, o grupo de emblemáticos automóveis dividiu-se em diversas categorias, incluindo autênticas joias do passado, bem como importantes veículos comerciais, passando ainda por inúmeros nomes que fizeram parte dos segmentos dos citadinos e familiares e que compõem o extenso património da FIAT. Fique a conhecê-los.



508 Balilla 3 Marce (1932)

Constituiu para a FIAT o exemplo do automóvel mais popular produzido desde a sua fundação, tendo alcançado um sucesso generalizado no mercado. Estava disponível em três versões de carroçaria distintas.


500 A Furgone (1936)

A versão furgão expandiu a gama de carroçarias baseadas no 500 A Topolino, proporcionando um veículo versátil para a entrega de mercadorias em áreas residenciais e para apoiar, por exemplo, diversas atividades artesanais.


500C Topolino (1950)

O primeiro projeto de Dante Giacosa, designer que abordou de forma engenhosa e pouco convencional o desafio de reduzir as dimensões globais do automóvel que representaria a entrada da gama de produtos FIAT. O Topolino tornou-se um ícone mundial, quer pelas suas inovações, bem como pelas suas dimensões reduzidas.



600 (1955)

Com o 600, a FIAT apresentou um inovador pequeno automóvel de produção em série com quatro lugares. Foi o primeiro automóvel da marca com configuração de motor traseiro e era proposto a um preço inferior ao do 500 Topolino. Viria igualmente a ser produzido na Sérvia, em Espanha e na Argentina.


Nuova 500 (1959)

A grande obra-prima de Dante Giacosa entre os automóveis urbanos e apontados a uma nova abordagem à mobilidade particular, foi criado durante o período do grande boom económico italiano. Ganhou uma reputação lendária ao longo de 18 anos de produção ininterrupta.


850 T Autocarro (1965)

O Fiat 850 T, ou "Familiare", na versão fechada de 6 lugares, constituiu uma evolução bem-sucedida do 600 Multipla. Estava disponível com diferentes tipologias, para o transporte de pessoas ou de mercadorias.




600D Multipla (1966)

O primeiro automóvel de 6 lugares de dupla utilização com as dimensões de um automóvel citadino, bem como o primeiro verdadeiro monovolume entre os automóveis de produção em série.


238 Ambulanza (1969)

O 238, com a sua carroçaria relativamente baixa e bem estruturada, assegurava uma boa capacidade de carga graças à adoção da configuração de tração dianteira, a qual eliminava o volume resultante da presença do veio de transmissão, permitindo assim baixar o nível do piso de carga.


124 Sport Spider 1600 (1970)

A versão descapotável do 124 caracteriza-se por um design simples e pessoal de Tom Tjaarda, designer do estúdio Pininfarina. Foi um modelo de grande sucesso no mercado americano.



124 Familiare (1972)

O 124 substituiu a berlina 1300-1500 e, com o passar do tempo, graças à sua acessibilidade e robustez, tornou-se um verdadeiro "world car".


126 (1980)

O pequeno automóvel que herda o legado do FIAT Nuova 500, com linhas racionais e equipado com uma mecânica simples. Esteve em produção durante 28 anos.


Panda 30 (1980)

Segundo a FIAT, foi o projeto mais revolucionário para a criação de um automóvel simples e versátil. Elevado sentido prático, funcional e económico, foi desenhado pela Italdesign e estava equipado com um motor de dois cilindros e 652 cc de cilindrada.



Cinquecento ED (1992)

Um verdadeiro marco entre os automóveis citadinos, desenhado pelo Centro Stile FIAT e construído em Tichy, o Cinquecento Economy Drive estava equipado com um motor de dois cilindros e quatro velocidades de 704 cc derivado do FIAT 126 Bis. Atingia uma velocidade máxima de 127 km/h.


Uno 1.1 S i.e. (1992)

A Italdesign voltou a assumir a responsabilidade do design, com o Uno a redefinir a experiência a bordo com uma elevada funcionalidade e conceito de produção que estabeleceram novos padrões no segmento dos citadinos.




Punto 55 6 Speed (1994)

Substituto do Uno, rapidamente se assumiu como um dos mais bem-sucedidos automóveis do tão relevante segmento B no mercado europeu.


Multipla 1.6 ELX (1998)

O primeiro automóvel de 6 lugares com menos de 4 metros de comprimento que, em 1999, protagonizou uma grande exposição no MoMA, em Nova Iorque, para ilustrar os automóveis do novo milénio que se aproximava.

0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page