top of page
Logotipo | e-auto

A festa da Fiat no Lingotto

As celebrações do 125º aniversário da “Società Anonima Fabbrica Italiana di Automobili – Torino” terminaram com um desfile e uma exposição de automóveis clássicos e contemporâneos no icónico edifício do Lingotto, em Turim, Itália.



De forma a celebrar os seus 125 anos de vida, a FIAT, depois de ter mostrado os novos 500e Giorgio Armani e Grande Panda no âmbito do evento “Smiling to the future”, encerrou a sua festa de aniversário com um desfile comemorativo composto por vários modelos da sua longa história.


No palco do edifício histórico do Lingotto, a "casa" da marca transalpina, o desfile contou com a participação de inúmeros automóveis de grande relevância nos 125 anos do fabricante.

Dos modelos verdadeiramente clássicos aos mais contemporâneos, o grupo de emblemáticos automóveis dividiu-se em diversas categorias, incluindo autênticas joias do passado, bem como importantes veículos comerciais, passando ainda por inúmeros nomes que fizeram parte dos segmentos dos citadinos e familiares e que compõem o extenso património da FIAT. Fique a conhecê-los.



508 Balilla 3 Marce (1932)

Constituiu para a FIAT o exemplo do automóvel mais popular produzido desde a sua fundação, tendo alcançado um sucesso generalizado no mercado. Estava disponível em três versões de carroçaria distintas.


500 A Furgone (1936)

A versão furgão expandiu a gama de carroçarias baseadas no 500 A Topolino, proporcionando um veículo versátil para a entrega de mercadorias em áreas residenciais e para apoiar, por exemplo, diversas atividades artesanais.


500C Topolino (1950)

O primeiro projeto de Dante Giacosa, designer que abordou de forma engenhosa e pouco convencional o desafio de reduzir as dimensões globais do automóvel que representaria a entrada da gama de produtos FIAT. O Topolino tornou-se um ícone mundial, quer pelas suas inovações, bem como pelas suas dimensões reduzidas.



600 (1955)

Com o 600, a FIAT apresentou um inovador pequeno automóvel de produção em série com quatro lugares. Foi o primeiro automóvel da marca com configuração de motor traseiro e era proposto a um preço inferior ao do 500 Topolino. Viria igualmente a ser produzido na Sérvia, em Espanha e na Argentina.


Nuova 500 (1959)

A grande obra-prima de Dante Giacosa entre os automóveis urbanos e apontados a uma nova abordagem à mobilidade particular, foi criado durante o período do grande boom económico italiano. Ganhou uma reputação lendária ao longo de 18 anos de produção ininterrupta.


850 T Autocarro (1965)

O Fiat 850 T, ou "Familiare", na versão fechada de 6 lugares, constituiu uma evolução bem-sucedida do 600 Multipla. Estava disponível com diferentes tipologias, para o transporte de pessoas ou de mercadorias.




600D Multipla (1966)

O primeiro automóvel de 6 lugares de dupla utilização com as dimensões de um automóvel citadino, bem como o primeiro verdadeiro monovolume entre os automóveis de produção em série.


238 Ambulanza (1969)

O 238, com a sua carroçaria relativamente baixa e bem estruturada, assegurava uma boa capacidade de carga graças à adoção da configuração de tração dianteira, a qual eliminava o volume resultante da presença do veio de transmissão, permitindo assim baixar o nível do piso de carga.


124 Sport Spider 1600 (1970)

A versão descapotável do 124 caracteriza-se por um design simples e pessoal de Tom Tjaarda, designer do estúdio Pininfarina. Foi um modelo de grande sucesso no mercado americano.



124 Familiare (1972)

O 124 substituiu a berlina 1300-1500 e, com o passar do tempo, graças à sua acessibilidade e robustez, tornou-se um verdadeiro "world car".


126 (1980)

O pequeno automóvel que herda o legado do FIAT Nuova 500, com linhas racionais e equipado com uma mecânica simples. Esteve em produção durante 28 anos.


Panda 30 (1980)

Segundo a FIAT, foi o projeto mais revolucionário para a criação de um automóvel simples e versátil. Elevado sentido prático, funcional e económico, foi desenhado pela Italdesign e estava equipado com um motor de dois cilindros e 652 cc de cilindrada.



Cinquecento ED (1992)

Um verdadeiro marco entre os automóveis citadinos, desenhado pelo Centro Stile FIAT e construído em Tichy, o Cinquecento Economy Drive estava equipado com um motor de dois cilindros e quatro velocidades de 704 cc derivado do FIAT 126 Bis. Atingia uma velocidade máxima de 127 km/h.


Uno 1.1 S i.e. (1992)

A Italdesign voltou a assumir a responsabilidade do design, com o Uno a redefinir a experiência a bordo com uma elevada funcionalidade e conceito de produção que estabeleceram novos padrões no segmento dos citadinos.




Punto 55 6 Speed (1994)

Substituto do Uno, rapidamente se assumiu como um dos mais bem-sucedidos automóveis do tão relevante segmento B no mercado europeu.


Multipla 1.6 ELX (1998)

O primeiro automóvel de 6 lugares com menos de 4 metros de comprimento que, em 1999, protagonizou uma grande exposição no MoMA, em Nova Iorque, para ilustrar os automóveis do novo milénio que se aproximava.

コメント

5つ星のうち0と評価されています。
まだ評価がありません

評価を追加
bottom of page